Eleição na Turquia pode ter segundo turno entre Erdogan e Kiliçdaroglu
Agência de notícias estatal diz que atual presidente recebeu 49,6% dos votos, até o momento
Guilherme Resck
A apuração não oficial da eleição presidencial na Turquia está quase concluída e indica que, neste momento, o atual presidente, Recep Tayyip Erdogan, lidera, mas não tem quantidade suficiente de votos para vencer o pleito no primeiro turno. Segundo a agência de notícias estatal Anadolu, Erdogan recebeu 49,6% dos votos, e Kemal Kiliçdaroglu, líder do Partido Republicano do Povo (CHP), 44,7%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Caso nenhum dos candidatos obtenha mais da metade dos votos, os dois vão competir no segundo turno, em 28 de maio. A autoridade eleitoral da Turquia, o Supremo Conselho Eleitoral, disse que estava fornecendo números da apuração aos partidos políticos participantes da eleição "instantaneamente" e que vai tornar os resultados públicos assim que a contagem for concluída.
Segundo a autoridade, a maioria das cédulas dos 3,4 milhões de eleitores elegíveis que vivem fora da Turquia ainda precisava ser computada, e não era certeza de que haveria um segundo turno.
A apoiadores que estavam do lado de fora da sede de sua sigla em Ancara, o Partido da Justiça e Desenvolvimento, na manhã de 2ª feira (15.mai) -- no horário local --, Erdogan pontuou: "Ainda não sabemos se as eleições terminaram no primeiro turno".
Conforme o político, esperava vencer no primeiro, mas se a população escolheu um segundo, "isso também é bem-vindo". Temas domésticos, como economia, direitos civis e o terremoto de fevereiro foram destaques na eleição presidencial turca neste ano.
**Com informações da Associated Press
Veja também: