Publicidade
Mundo

Alemanha e Japão vão reforçar laços em segurança econômica e defesa

Chanceler alemão e primeiro ministro japonês concederam entrevista com tom de companheirismo

Imagem da noticia Alemanha e Japão vão reforçar laços em segurança econômica e defesa
Mundo
• Atualizado em
Publicidade

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, declararam, neste sábado (18.mar), que Japão e Alemanha vão fortalecer seus laços em matéria de segurança econômica e defesa.

Em entrevista coletiva conjunta, realizada em Tóquio, Scholz afirmou que Berlim quer aprofundar e ampliar suas relações na Ásia-Pacífico, para além da China. É a sua segunda visita do representante alemão ao Japão, em menos de um ano.

Kishida e Scholz enfatizaram a necessidade de ambas as nações diversificarem ainda mais suas cadeias de suprimentos, afetadas pela pandemia da covid-19 e, depois, pela invasão russa à Ucrânia. 

Leia mais:

Japão e Alemanha querem reforçar "sua influência em setores estratégicos, como mineração, semicondutores e baterias, e compartilhar boas práticas para enfrentar os riscos", explicou Kishida. 

Os políticos também planejam preparar um futuro "marco jurídico" para facilitar atividades militares conjuntas e intensificar a cooperação bilateral em equipamentos e tecnologia de defesa. 

Os ministros da Defesa da Alemanha e do Japão anunciaram, em uma declaração conjunta divulgada hoje, que vão fortalecer sua cooperação, incluindo novos destacamentos do Exército alemão na Ásia-Pacífico no futuro e exercícios militares conjuntos. As relações entre os dois países passaram para um "novo nível", celebrou Scholz.
 

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade