Com economia incerta, Amazon anuncia demissão de 18 mil funcionários
CEO da empresa afirmou que cortes irão auxiliar no alcance das metas de longo prazo
Camila Stucaluc
A gigante do comércio Amazon anunciou que demitirá 18 mil funcionários nos próximos dias. Segundo comunicado divulgado pelo CEO da empresa, Andy Jassy, a medida acontece em meio à economia incerta, impactando, sobretudo, os trabalhadores pertencentes às organizações Amazon Stores e PXT.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A Amazon resistiu a economias incertas e difíceis no passado, e continuaremos a fazê-lo. Essas mudanças nos ajudarão a buscar nossas oportunidades de longo prazo com uma estrutura de custos mais forte. Também estou otimista de que seremos engenhosos neste momento em que não estamos contratando expansivamente", disse Jassy.
O presidente-executivo ressaltou que, normalmente, a empresa faz o comunicado de demissões após todos os impactadores estarem cientes. No entanto, como um dos colegas de equipe vazou a informação, a diretoria decidiu compartilhar o número antes. Espera-se que os funcionários comecem a ser avisados a partir do dia 18 de janeiro.
"Estamos trabalhando para apoiar aqueles que são afetados e estamos fornecendo pacotes que incluem um pagamento de separação, benefícios transitórios de seguro de saúde e apoio externo à colocação de empregos", explicou Jassy. "Para aqueles impactados por essas reduções, quero que saibam o quanto sou grato por suas contribuições", completou.
+ Empresas de tecnologia cortam empregos e congelam contratações
Os desligamentos em massa na Amazon não são uma novidade. Em novembro do ano passado, a empresa demitiu 10 mil funcionários das áreas corporativas e de tecnologia. A ação, que comprometeu cerca de 3% da equipe, aconteceu depois da empresa perder 40% (ou US$ 1 trilhão) de valor de mercado.