Jogadores, atletas e autoridades de todo o mundo reverenciam legado de Pelé
Mbappé, Messi, Lewis Hamilton e Barack Obama foram algumas das personalidades a homenagear o Rei do Futebol
SBT Brasil
De gênios da bola do passado a craques da atualidade, passando por políticos influentes e grandes esportistas de outras modalidades. O mundo inteiro parou, nesta 5ª feira (29.dez), para fazer uma última reverência ao Rei do Futebol.
Dentre os que disputaram a final da última Copa, mensagens de carinho. O francês Mbappé destacou: "O Rei do Futebol nos deixou, mas seu legado jamais será esquecido".
Considerado o maior jogador da atualidade, o argentino Lionel Messi também deixou sua homenagem. Nas redes sociais, o craque publicou uma foto ao lado de Pelé, e escreveu, em português: "descanse em paz".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O português Cristiano Ronaldo expressou profundos sentimentos a todo o Brasil, falou sobre a dor no mundo do futebol e disse que Pelé foi uma inspiração para milhões de pessoas.
Craques do passado homenagearam Edson Arantes do Nascimento. O alemão Franz Beckenbauer afirmou que perdeu um amigo e, citando a cidade mineira onde Pelé nasceu, declarou que o Rei tinha três corações: um para o futebol, outro para a família e um terceiro para o povo.
Assim como o talento de Pelé, as homenagens a ele foram muito além dos gramados. Ídolos de outros esportes como o piloto britânico Lewis Hamilton, o velocista jamaicano Usain Bolt e o tenista espanhol Rafael Nadal também prestaram condolências.
As mensagens vieram ainda de políticos de todo o mundo. O presidente francês Emmanuel Macron postou uma foto de Pelé na Copa de 70 e escreveu: o jogo, o Rei, a eternidade.
Alberto Fernández, presidente da Argentina, disse: "lembremos sempre dos anos em que Pelé deslumbrou o mundo com suas habilidades".
Do governo norte-americano, reconhecimento. A embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil divulgaram um comunicado lamentando o falecimento de Pelé, que deixa, segundo o texto, um legado de amor para o mundo. Autoridades norte-americanas também ofereceram condolências aos familiares do jogador e ao povo brasileiro.
O ex-presidente Barack Obama postou uma foto ao lado do Rei, com a camisa da seleção autografada que ganhou do jogador, e escreveu: "ele foi um dos maiores autores do 'jogo bonito' e um dos mais reconhecidos atletas do mundo. Ele entendeu o poder do esporte de unir as pessoas. Nossos sentimentos estão com sua família e com todos que o amavam e o admiravam".
Do presidente dos EUA, Joe Biden, também uma foto e uma mensagem: "para um esporte que une o mundo como nenhum outro, a ascensão de Pelé, de origens humildes à lenda do futebol, é uma história do que é possível".
Leia também: