Espanha identifica mais duas cartas-bomba e aciona Tribunal Nacional
Envelopes foram endereçados à fábrica de armamento militar Instalaz e à base da Força Aérea
Camila Stucaluc
O Ministério do Interior da Espanha informou, nesta 5ª feira (1º.nov), que mais duas cartas-bomba foram identificadas no país. Segundo a pasta, os envelopes, encontrados poucas horas após a explosão de outra nota na embaixada da Ucrânia, já foram controlados pelas forças de segurança e enviados para investigação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Enquanto se aguarda o andamento das apurações e os resultados que possam estar a dar origem às análises de natureza diferente que estão a ser realizadas pelos peritos da Polícia Nacional, tanto as características dos envelopes como o seu conteúdo são semelhantes. Os fatos já se encontram no Tribunal Nacional", disse o ministério.
A segunda carta foi identificada na noite de 4ª feira (30.nov), na sede da fábrica de armamentos militares Instalaza, em Saragoça, norte da Espanha. Após a detecção do objetivo, autoridades foram acionadas e realizaram a detonação controlada da carta, que foi endereçada ao diretor da empresa.
O terceiro envelope, por sua vez, foi encontrado na madrugada de hoje, na base da Força Aérea de Torrejón de Ardoz, em Madri. A nota, endereçada ao Centro de Satélites, foi apreendida e enviada para análise.
+ Secretário dos EUA diz ver avanço em adesão da Finlândia e Suécia à Otan
Em meio ao cenário, o ministério revelou que, em 24 de novembro, uma carta-bomba foi enviada ao presidente Pedro Sánchez, pelo correio. "O Departamento de Segurança ativou os protocolos relevantes e, após a segurança da área, procedeu à deflagração controlada do envelope", disse a pasta, acrescentando que novas medidas protetivas foram adotadas.