Publicidade
Mundo

Global Media: SBT participa do 1º Congresso Global de Mídia nos Emirados Árabes

Da tradição árabe à troca com o mundo: evento em Abu Dhabi aproxima culturas e meios de comunicação

Imagem da noticia Global Media: SBT participa do 1º Congresso Global de Mídia nos Emirados Árabes
Congresso em Abu Dhabi discute a inovação em jornalista | Lis Cappi/SBT News
• Atualizado em
Publicidade

Abu Dhabi - Um encontro que reúne mais de mil profissionais de 170 veículos de comunicação, entre eles o SBT, começou nesta 3ª feira (15.nov) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O Global Media Congress -- Congresso Global de Mídia, em português -- está em sua primeira edição. E chega com a proposta de aproximar o mundo árabe a jornais ao redor do mundo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Com 29 países representados, a expectativa é incentivar a troca de experiências e formar parcerias ao longo de três dias. Até 5ª feira (17.nov), a programação será voltada para a integração digital.  O diretor da agência de notícias dos Emirados Árabes, Mohamed Jalal Al Rayssi, destaca a intenção.

"É mais do que uma exposição, é uma chance pessoas de diferentes nacionalidades dialogarem e trabalharem juntas", diz o Mohamed, que também é um dos coordenadores do evento.

Ações para inovação e para aproximar o digital de leitores foram um dos destaques do primeiro dia. Entre os workshops, Nashwa Al Ruwaini, CEO da Pyramedia, apontou a importância em oferecer conteúdos em diferentes plataformas para os atuais leitores. "Fãs modernos do esporte, por exemplo, têm uma relação com a internet muito diferente do passado. Enquanto se consume o conteúdo na TV, 80% dos casos também buscam informações em segunda tela".

O uso e armazenamento de dados, visíveis em diversos painéis do Congresso, foram abordados com detalhes na apresentação de Sun Hu. O especialista em tecnologia que atua na China Media Group trouxe para a prática jornalística as funções da inteligência artificial. 

Stands mostram uso de inteligência artificial na comunicação | Lis Cappi/SBT

Paralelo à tecnologia, o uso de dados para melhor entender os perfis de leitores têm sido umas das bases da principal agência de notícias do governo dos Emirados Árabes. Heba Fatani , diretora geral do escritório de mídia Ras Al Khaiman aponta que entender a forma de aproximação ao público é a estratégia para ser relevante e se relacionar com a população.

"Precisamos ser capazes, realizáveis, transparentes e humanos. Saber a história, ouvir e mostrar: 'estamos aqui para vocês'. São muitos pontos, mas precisamos fazer essa pesquisa para entender".

O SBT News foi convidado para participar da primeira edição do Global Media Congress, em Abu Dhabi. Um evento do tipo é inédito no Oriente Médio. Até 5ª feira, o SBT trará informações sobre o que ocorre no Congresso.

Leia também

+ Oprah do Oriente Médio: Nashwa Al Ruwaini e a participação de mulheres na mídia

+ Global Media Congress terá dois palcos e laboratório de mídia

+ Futuro da indústria de mídia é o principal tema do Global Media Congress

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade