Inovação da erva-mate é premiada na maior feira de alimentos da Europa
Kit chimarrão para iniciantes de fábrica Argentina foi destaque em evento ocorrido em Paris
PARIS - A erva da bebida típica dos gaúchos, argentinos e uruguaios, está ganhando o mundo. E tem sido associada a um estilo de vida saudável, com práticas sustentáveis. Com garotos-propaganda como os craques Lionel Messi, Luis Suárez e Griezmann, que vivem com o mate embaixo do braço, a bebida desperta a curiosidade ao redor do globo.
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Tradicionalmente usufruída em cuia de porongo ou copo, para que possa ser sorvida com água quente como um chá, a erva-mate foi adaptada pela empresa argentina Taragui. Batizado de "kit iniciantes", o combo de erva-mate tem um potinho de plástico, um canudo de plástico que imita uma bomba de chimarrão e um pacote de 250g de erva-mate. A novidade ganhou a medalha de bronze na Sial Inovation, principal competição entre os produtos apresentados na maior feira de alimentação da Europa, a Sial, que ocorreu em Paris nesta semana.
Outra empresa brasileira produtora de erva-mate comemora os bons negócios na feira de alimentação. "A Polônia tem sido um grande comprador de erva, por conta de um apresentador de televisão famoso que faz o programa consumindo a erva-mate", conta Marcelo Goikawa, fundador da Qualitá, marca paranaense do tipo de erva que está entre os expositores brasileiro presentes Sial Inovation.
Segundo o empresário, o diferencial do produto é o certificado de "orgânico" e "biodinâmico". O primeiro selo é a garantia da rastreabilidade do produto pela empresa, que não usa agrotóxicos na plantação. Já a característica biodinâmica se refere à produção que segue o calendário lunar, resgate de um costume antigo de plantar e colher conforme as fases da lua. "Plantando assim, a erva cresce com mais força", explica Goikawa.
O empresário também adaptou a erva-mate ao gosto de outros compradores, misturando a erva em blends com flores e frutas, vendidos em latas, e também apresentando a erva em cápsulas iguais às das máquinas de café. Este é o princípio da visão dos empresários e produtores que expõem nas feiras internacionais: vender o mesmo produto adaptado para formas diferentes de consumi-lo.
Alessandra Bergmann viajou para Sial Paris pelo SBT a convite da ApexBrasil.
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