Publicidade
Mundo

"Situação da fome no mundo é inédita e assustadora", diz agência da ONU

Guerra na Ucrânia e crise climática continuam como principais influências para cenário

Imagem da noticia "Situação da fome no mundo é inédita e assustadora", diz agência da ONU
Declaração foi feita pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu | Reprodução/Twitter FAOForestry
• Atualizado em
Publicidade

O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, afirmou, nesta 6ª feira (14.out), que a fome no mundo alcançou uma situação inédita e assustadora. Segundo ele, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave continua aumentando, ultrapassando os 828 milhões.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Após mais de dois anos de pandemia global, com interrupções nas cadeias de abastecimento internacionais, e com os impactos atuais da guerra na Ucrânia, há atualmente uma economia global fraca. Cerca de 3,1 milhões de pessoas em todo o mundo não podem pagar uma dieta saudável", disse Dongyu.

Atualmente, o nível de insegurança alimentar é maior entre moradores do Afeganistão, Etiópia, Somália, Sudão do Sul e Iêmen. Dentre os grupos, mulheres, crianças, indígenas e agricultores rurais são os mais prejudicados, uma vez que sofrem com maiores restrições de treinamento, finanças e tecnologia.

+ Quase 600 milhões de pessoas estarão na pobreza extrema em 2030

"A preocupação é o que está por vir: uma crise de disponibilidade de alimentos à medida que as consequências do conflito e das mudanças climáticas ameaçam sabotar a produção global de alimentos nos próximos meses. O mundo deve abrir os olhos para esta crise sem precedentes", alertou o diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos, David Beasley.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade