Publicidade
Mundo

Rei Charles III promete devoção ao trono pelo resto da vida

Devido à falta de perfil, analistas tinham dúvidas se Charles abdicaria o trono em favor de Willian

Imagem da noticia Rei Charles III promete devoção ao trono pelo resto da vida
Rei Charles III
• Atualizado em
Publicidade

Foi ao som de trompetes que o mais um importante anúncio foi feito neste sábado (10.set). Do balcão do Palácio de Saint James, com toda a pompa de tempos remotos, Charles é proclamado rei Charles III. Especialista tinham dúvidas se o então príncipe Charles, assumiria ou abdicaria o trono em favor do filho Willian, o agora príncipe de Galles.  

Charles III já é rei desde o momento em que a rainha Elizabeth II faleceu, na última 5ª feira à tarde, segundo rege a lei do ano de 1701. A cerimônia conta com coreografia, gritos dos soldados e do público, "God save the king!", "Deus salve o rei", diziam os presentes.

A proclamação foi confirmada pelo chamado Conselho de Adesão, formado por 700 políticos do governo e da oposição, juízes e oficiais que instruem o monarca.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Charles III, acompanhado da rainha consorte Camilla Parker Bowles e do seu herdeiro, príncipe William, assinou uma série de documentos confirmando seu nome ao trono britânico e o feriado nacional no dia do funeral da rainha.

Tudo diante dos mais recentes ex-primeiros-ministros, Boris Johnson, Theresa May e David Cameron, aliás, foram muitos nos últimos conturbados anos da política Inglesa. Pela primeira vez, a cerimônia reservada a convidados foi transmitida pela televisão, o sinal verde foi dado pelo novo rei.

Em mais uma homenagem à mãe, Charles disse que vai seguir seu exemplo e manter o governo constitucional e a paz.

A proclamação ainda foi lida em outros locais do país, incluindo o coração financeiro de Londres, onde no século XVI, o então império negociava a compra e venda de mercadorias, perucas, chapéus com penas e plumas.

Charles III já foi proclamado rei, recebeu juramento de lealdade dos parlamentares em Westminster. Agora, falta a coroação, a maior celebração religiosa, que só deve acontecer nos próximos meses.

A coroação da rainha Elizabeth II foi espetacular, a primeira televisionada, ainda em preto e branco, em 1953. Mas, antes de ter a coroa sobre a cabeça, o rei precisa ainda apertar a mão de muita gente, líderes religiosos, políticos do governo e da oposição.

Foi o dia mais movimentado na porta do Palácio de Buckingham, quem estava por ali, conseguiu ver o monarca passar de carro sendo presenteados com mais esse rápido encontro.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade