Monumentos ficam iluminados em homenagem à rainha Elizabeth II
Monarca morreu aos 96 anos na tarde de 5ª feira (8.set)
Camila Stucaluc
Monumentos históricos ficaram iluminados, na madrugada desta 6ª feira (9.set), em homenagem à rainha Elizabeth II. Ocupando o trono desde 1952, a monarca, que morreu aos 96 anos, teve o reinado mais longo da história britânica, superando o comando da rainha Vitória, que governou no século XIX, por 63 anos, de 1837 a 1901.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nos Estados Unidos, as cores do Reino Unido foram projetadas no Empire State Building, em Nova York. Em comunicado divulgado pela Casa Branca, o presidente Joe Biden afirmou que a monarca "liderou, sempre com graça, um compromisso inabalável com o dever e o poder incomparável de seu exemplo.
Glittering in purple and silver for Queen Elizabeth II pic.twitter.com/WFfV68UduY
? Empire State Building (@EmpireStateBldg) September 9, 2022
Na França, as tradicionais luzes da Torre Eiffel foram apagadas em respeito à morte de Elizabeth. "Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma impressão duradoura em seu país e em seu século", disse o presidente Emmanuel Macron, ressaltando que a monarca incorporou a continuidade da nação britânica por mais de 70 anos.
8 de septiembre momento en el que la Torre Eiffel fue apagada en honor a la Reina Isabel II.#AppleEvent pic.twitter.com/orHITrpTmZ
? Sandra (@conawaycandy) September 8, 2022
Já no Brasil, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores da bandeira do Reino Unido. Em nota, o reitor do Santuário, Padre Omar, afirmou que a rainha foi um exemplo de fé, elegância, moderação, equilíbrio e liderança. "O maior símbolo do Brasil, o Cristo Redentor, hoje se une ao povo do Reino Unido."
Rio de Janeiro Cristo Redentor homage to Queen Elizabeth II tonight? they love her in Brazil. pic.twitter.com/23vj29lzLW
? David M. Antonelli (@DavidMAntonelli) September 8, 2022
Ainda em homenagem à Elizabeth, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou luto oficial por três dias, em todo o país. Citando uma frase da rainha, o chefe de Estado disse que "ela não foi apenas a rainha dos britânicos, mas uma rainha para todos nós".
Leia também
+ London Bridge: o plano do Reino Unido para morte da Rainha Elizabeth II
+ A mulher que participou dos momentos mais importantes da história
+ Saiba mais da trajetória do príncipe Charles, sucessor direto de Elizabeth II