Publicidade
Mundo

A rainha é pop: relembre feitos populares de Elizabeth II

Monarca participou de transformações importantes e quebrou protocolos existentes na Coroa

Imagem da noticia A rainha é pop: relembre feitos populares de Elizabeth II
A rainha é pop: veja feitos populares de Elizabeth II
• Atualizado em
Publicidade

A Rainha Elizabeth II, mais longeva monarca na história do Reino Unido, teve sua história marcada por feitos populares. Ao longo de seu mandato, participou de transformações importantes e quebrou protocolos existentes na monarquia. 

+ Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
+ TUDO SOBRE a Rainha Elizabeth II
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em 1970, a monarca fez, pela primeira vez, uma caminhada junto à população durante uma visita à Austrália. Antes, membros da família real nunca haviam se misturado aos plebeus e apenas faziam acenos de veículos. Após o gesto da rainha, a tradição começou a mudar e aproximou mais a população dos membros da realeza. 

Visita ao Brasil

Dois anos antes, em 1968, a Rainha fez sua primeira e única visita ao Brasil. Na ocasião, ela esteve no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, e se encontrou com o jogador Pelé, com quem conversou por meio da mediação de um intérprete. 

Em São Paulo, compareceu à inauguração da sede do Masp, na Avenida Paulista, em 7 de novembro de 1968. Ao lado do príncipe Philip, em Salvador (BA), ela visitou a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Sacra e o Mercado Modelo. Rainha Elizabeth II também esteve na capital do país, Brasília. 

Honrarias 

Tradicionalmente, em junho, a rainha Elizabeth homenageava personalidades britânicas para coincidir com sua comemoração de aniversário. 

Os títulos de cavaleiro ou dama são as mais altas honras que um cidadão pode receber no Reino Unido. No passado, os títulos eram concedido somente a militares, mas a rainha passou a concedê-lo a diversas figuras da vida pública que tenham contribuído de alguma forma ao país. 

Dentre a longa lista de personalidades que já receberam as honrarias, estão o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton e o músico Paul McCartney. Brasileiros também figuram a lista, como Pelé e o sociólogo Gilberto Freyre, autor de Casa Grande e Senzala.

Ao lado de Bond  

A rainha Elizabeth II já participou de uma cena ao lado do ator Daniel Craig, o James Bond, em 2012. A esquete foi gravada na época em que ocorriam as Olimpíadas de Londres. Para promover o evento, a monarca figurou junto ao famoso protagonista da franquia de filmes 007. Assista:

A rainha também concedeu o título de Companheiro da Ordem de São Miguel e São Jorge (C.M.G.) a Daniel Craig pelos serviços prestados para a indústria do cinema e teatro. Mais uma vez, Elizabeth II quebrou a tradição, já que a honraria é normalmente reservada para espiões, diplomatas, embaixadores e funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade