Publicidade
Mundo

O recado de Tom Hanks para os jornalistas

A mensagem do ator que foi deixada aos correspondentes que cobrem a Casa Branca é parte da coluna <i>Em Washington</i>

Imagem da noticia O recado de Tom Hanks para os jornalistas
Washington DC
• Atualizado em
Publicidade
Cafeteira Tom Hanks
A cafeteira doada por Tom Hanks na sala de imprensa da Casa Branca  | Patricia Vasconcellos

De Tom Hanks

Na busca de inspiração sobre como começar esta coluna, minha primeira sem ser um trabalho televisivo, me deparei com uma mensagem deixada pelo ator Tom Hanks na cozinha da área reservada aos jornalistas que cobrem a Casa Branca. O texto em moldura de madeira diz: "mantenham a boa luta pela verdade, justiça e o jeito americano. Especialmente a parte da verdade." O recado foi deixado ali em 2017 ao lado de uma máquina de café. Presente do ator aos correspondentes que cobriam, há três meses, a administração Trump. O ator já tinha doado aos profissionais da imprensa uma cafeteira em 2010. Obama estava a frente do governo americano. Tom Hanks percebeu a necessidade da substituição da máquina durante uma visita à Casa Branca com o diretor Steven Spielberg. "Vocês precisam limpar esta parte toda vez após o uso", disse o ator, na época. Hoje, numa pausa entre uma gravação e outra, percebi um recado na parte de cima da cafeteira, limpa e brilhante: "por favor, cuidem".

Quadro Tom Hanks
O recado do ator Tom Hanks para os jornalistas | Patricia Vasconcellos

O café da Avenida Pensilvânia

Ainda não usei a máquina doada por Tom Hanks. Quando dá vontade, paro em um café de uma rede internacional que fica nas proximidades da Casa Branca. O lugar é frequentado não só pelos jornalistas mas por funcionários do governo que passam ali no meio do expediente. No ano passado vi na fila do Starbucks Jen Psaki. A ex-porta voz do governo Biden saiu apressada porque a coletiva de imprensa começaria dali a alguns minutos.

As peças do xadrez

Foi a semana da morte de Gorbachev, do cancelamento da partida do megafoguete da Nasa rumo à lua, da chegada da equipe da Agência Internacional de energia atômica à Zaporizhzhia e o caos em Bagdá. Nada em Washington repercutiu tanto nos últimos dias como a troca de petições entre os advogados de Donald Trump e o Departamento de Justiça. A foto dos documentos apreendidos na mansão do ex-presidente em Mar-a-Lago, no chão, com a inscrição "ultra secretos" ecoou nas redações que fizeram do tema manchete. Biden afirma que não vai comentar o assunto mas deu o recado em horário nobre no discurso da noite do dia 1 de setembro batizado de "A alma da nação". Na Filadélfia, Biden escolheu focar na importância de lutar pela democracia e pela constituição americana citando diretamente os apoiadores do ex- presidente identificados pela sigla "Faça a América Grande de Novo".

DC 30 graus

E porque ninguém é de ferro e para provar que na capital dos Estados Unidos há mais que política, vai aqui uma amostra das estrelas da música que passarão por aqui em Setembro, mês ainda de muito sol e temperaturas entre os 25 e 30 graus celsius. Estão agendados shows em Washington DC de Dionne Warkwick, Echo and the Bunnymen, Elton John, Kevin Gates e tão esperado - por mim - Red Hot Chillli Peppers que toca no Nationals Park no mesmo dia em que se apresentam Strokes e Thundercat.

Mensagem obrigado por participar
Os bastidores da sala de imprensa da Casa Branca em Washington | Patricia Vasconcellos  
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade