Seul oferece ajuda à Coreia do Norte em troca de desnuclearização
Presidente Yoon Suk-yeol disse que ação seria essencial para alcançar paz duradoura na Península Coreana
Camila Stucaluc
O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, anunciou, nesta 2ª feira (15.ago), que pretende oferecer um grande pacote de ajuda à Coreia do Norte em troca da desnuclearização do país. Segundo o líder, a oferta inclui alimentos e energia, além de melhorias de infraestrutura, como portos e aeroportos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A iniciativa irá melhorar significativamente a economia da Coreia do Norte e o nível de vida do seu povo, por fases, se o Norte deixar de desenvolver o programa nuclear e realizar um processo substancial de desnuclearização", disse Yoon, enfatizando que a ação seria "essencial" para alcançar uma "paz duradoura" na Península Coreana.
A oferta acontece poucas semanas após o líder norte-coreano Kim Jong-un afirmar que o país está "pronto" para mobilizar e implantar capacidades nucleares no plano de defesa em caso de guerra com os Estados Unidos ou a Coreia do Sul. Em pronunciamento, ele reforçou que as forças locais estão "totalmente preparadas" para enfrentar qualquer ameaça.
+ China retoma manobras militares ao entorno de Taiwan
Apesar da tentativa da Coreia do Sul, autoridades internacionais dizem que as hipóteses da Coreia do Norte aceitar a oferta são escassas, já que o país investe uma grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) no programa de armamento. Desde o início do ano, por exemplo, Pyongyang já realizou mais de 20 rodadas de testes de mísseis balísticos.