Califórnia declara estado de emergência por varíola dos macacos
Medida é baseada no plano para conter a covid-19 e deve ampliar os esforços de vacinação
Camila Stucaluc
O governo da Califórnia, nos Estados Unidos, declarou estado de emergência devido à varíola dos macacos. Em proclamação publicada na 2ª feira (1º.ago), o líder do estado, Gavin Newsom, explicou que a medida tem como objetivo reforçar a campanha de vacinação contra a doença e o acesso à tratamentos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A Califórnia está trabalhando em todos os níveis de governo para retardar a propagação da varíola dos macacos, aproveitando nossos testes robustos, rastreamento de contato e parcerias comunitárias fortalecidos durante a pandemia para garantir que os mais em risco sejam nosso foco para vacinas, tratamento e divulgação", disse Newsom.
Para ampliar os esforços de vacinação, a proclamação permite que os Serviços Médicos de Emergência (EMS) administrem imunizantes aprovados pela agência reguladora nacional. A resposta do estado à varíola dos macacos se baseia na infraestrutura desenvolvida durante a pandemia covid-19 para implantar clínicas e garantir a inclusão comunitária.
+ Queiroga confirma compra de antiviral para varíola dos macacos
"Continuaremos trabalhando para garantir mais vacinas, conscientizar sobre a redução de riscos e estar com a comunidade LGBTQ lutando contra a estigmatização", ressaltou o governador. Segundo ele, 827 casos da doença foram confirmados nas últimas 24 horas, a segunda maior contagem dos Estados Unidos, atrás apenas de Nova York (1.390).