Publicidade
Mundo

Califórnia declara estado de emergência por varíola dos macacos

Medida é baseada no plano para conter a covid-19 e deve ampliar os esforços de vacinação

Imagem da noticia Califórnia declara estado de emergência por varíola dos macacos
Mais de 820 casos da varíola dos macacos foram confirmados na Califórnia nas últimas 24 horas, a segunda maior contagem dos EUA | Divulgação/CDC
• Atualizado em
Publicidade

O governo da Califórnia, nos Estados Unidos, declarou estado de emergência devido à varíola dos macacos. Em proclamação publicada na 2ª feira (1º.ago), o líder do estado, Gavin Newsom, explicou que a medida tem como objetivo reforçar a campanha de vacinação contra a doença e o acesso à tratamentos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"A Califórnia está trabalhando em todos os níveis de governo para retardar a propagação da varíola dos macacos, aproveitando nossos testes robustos, rastreamento de contato e parcerias comunitárias fortalecidos durante a pandemia para garantir que os mais em risco sejam nosso foco para vacinas, tratamento e divulgação", disse Newsom.

Para ampliar os esforços de vacinação, a proclamação permite que os Serviços Médicos de Emergência (EMS) administrem imunizantes aprovados pela agência reguladora nacional. A resposta do estado à varíola dos macacos se baseia na infraestrutura desenvolvida durante a pandemia covid-19 para implantar clínicas e garantir a inclusão comunitária.

+ Queiroga confirma compra de antiviral para varíola dos macacos

"Continuaremos trabalhando para garantir mais vacinas, conscientizar sobre a redução de riscos e estar com a comunidade LGBTQ lutando contra a estigmatização", ressaltou o governador. Segundo ele, 827 casos da doença foram confirmados nas últimas 24 horas, a segunda maior contagem dos Estados Unidos, atrás apenas de Nova York (1.390).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade