Vítimas de massacre em escola começam a ser veladas nos EUA
Nas próximas duas semanas, mortos em Uvalde, no Texas, serão enterrados em meio à onda de protestos no país
Giovanna Colossi
Palco de um tiroteio em massa, a cidade de Uvalde, no Texas (EUA), começa a enterrar nesta semana as vítimas do massacre na escola primária Robb Elementary. Nesta 3ª feira (31.mai), os funerais de Amerie Jo Garza e Maite Yuleana Rodriguez, ambas de dez anos, dão início a uma sequência de despedidas às 19 crianças e 2 professoras mortas no tiroteio de 24 de maio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Só para esta semana, estão previstos os funerais de 11 crianças e da professora Irma Garcia. À medida que familiares e amigos manifestam sua dor, investigadores pressionam por respostas sobre como a polícia respondeu ao tiroteio iniciado por um jovem de 18 anos. A polícia dos Estados Unidos tem sido fortemente criticada por levar mais de uma hora para conter o atirador.
O Departamento de Justiça dos EUA anunciou no domingo (29.mai) uma revisão da resposta da aplicação da lei. Na 2ª feira (30.mai), Biden demonstrou otimismo de que pode haver algum apoio bipartidário para apertar as restrições ao tipo de armas de alta potência usadas pelo atirador -- um rifle semiautomático de alta velocidade AR-15.
"Acho que as coisas ficaram tão ruins que todos estão ficando mais racionais, pelo menos essa é a minha esperança", disse Biden. Ele prometeu tomar ações para impedir novos massacres ao visitar familiares das vítimas, dias depois do tiroteio.