Surto de varíola dos macacos pode ter origem em raves na Europa
Conselheiro da OMS aponta relações sexuais como possível "evento aleatório" que desencadeou casos
Um importante conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu o surto de casos da varíola dos macacos na Europa como "um evento aleatório" que foi aparentemente causado por relações sexuais em duas raves que aconteceram recentemente na Espanha e na Bélgica.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Sabemos que a varíola pode se espalhar quando há contato próximo com as lesões de alguém infectado, e parece que o contato sexual agora amplificou essa transmissão", disse o doutor David Heymann, que já chefiou o departamento de emergências da OMS, à Associated Press.
Se confirmada a teoria, o padrão de propagação da doença se afasta significativamente do que acontece África Central e Ocidental, onde as pessoas são infectadas principalmente por animais como roedores selvagens e primatas, e os surtos não se espalharam para além das fronteiras.
A maioria dos casos registrados na Europa, segundo as autoridades de saúde, aconteceram entre homens que tiveram relações sexuais com outros homens, mas qualquer pessoa pode ser infectada por contato próximo com uma pessoa doente, suas roupas ou lençóis. Por isso, os cientistas dizem que será difícil desvendar se a propagação está sendo impulsionada pelo sexo ou apenas pelo contato próximo.
*com informações da Associated Press
Leia também: