Peru declara emergência e manda Exército patrulhar vias bloqueadas
Caminhoneiros fazem greve contra aumento dos combustíveis
SBT News
O governo do Peru declarou estado de emergência na Rede Rodoviária Nacional e ordenou o uso das forças armadas para supervisionar as estradas. O país enfrenta há mais de uma semana uma greve de caminhoneiros desencadeada pelo aumento dos combustíveis.
" O Comando Geral da Polícia Nacional do Peru recomenda que seja declarado Estado de Emergência por 30 (trinta) dias corridos, na Rede Rodoviária Nacional, a fim de restabelecer e preservar a ordem interna, bem como preservar os direitos constitucionais da população, respaldando o referido pedido no Relatório nº 55-2022-COMASGEN-CO PNP/OFIPOI (Reservado), por meio do qual se informa sobre os problemas originados em decorrência da Greve Nacional das Transportadoras;", foi publicado no Diário Oficial El Peruano, nesta 5ªfeira (7.abr)
As restrições também incluem a liberdade de reunião, e libera a polícia de prender manifestantes que estejam restringindo a livre circulação, sem a necessidade de autorização de um juíz. Pedidos de impeachment do presidente Predo Castillo estão entre uma das reivindicações dos grevistas. A manifestação já deixou, ao menos, 19 mortos, segundo o jornal peruano La República.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Peru enfrenta uma grande alta na taxa de inflação, que também afetou diretamente o preço de alimentos. O país vive uma instabilidade política que já perdura seis anos. Em cinco anos, o governo foi liderado por cinco presidentes diferentes.