Talibã proíbe mulheres afegãs de viajar sem parente masculino
Medida foi anunciada pouco tempo depois do grupo suspender o acesso feminino às escolas
SBT News
O governo Talibã proibiu, nesta 2ª feira (28.mar), que mulheres afegãs viajem de avião sem a companhia de um parente masculino. A ordem foi dada às companhias aéreas, que devem impedir o acesso do grupo feminino caso não cumpra as exigências. A informação foi confirmada pela agência de notícias France Presse.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A decisão foi adotada pouco menos de uma semana após os membros do grupo extremista anunciarem o fechamento das escolas do ensino fundamental e médio para meninas de 12 a 19 anos. O acesso do grupo às instituições já estavam garantidos por meio da segregação de classes, mas a medida foi suspensa sem mais esclarecimentos.
Desde quando o Talibã tomou o poder do Afeganistão, em 15 de agosto de 2021, os direitos das mulheres vêm sendo ameaçados, uma vez que o grupo segue uma interpretação rígida do Alcorão. Mesmo diante de manifestações, as autoridades já suspenderam o direito de trabalho da maioria das mulheres, o que está aumentando os níveis de insegurança alimentar no país.
+ ONU expressa preocupação com desaparecimento de ativistas no Afeganistão
Neste ano, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, voltou a pedir que o Talibã reconheça os direitos humanos básicos das mulheres e meninas do Afeganistão. Segundo ele, a medida seria necessária para, além de garantir a segurança do grupo, liberar dos fundos internacionais destinados ao país para ajuda humanitária, que permanecem congelados.