Publicidade
Mundo

Geórgia e Moldávia formalizam pedido de entrada na União Europeia

Assim como a Ucrânia, ex-repúblicas soviéticas são consideradas áreas de influência pela Rússia

Imagem da noticia Geórgia e Moldávia formalizam pedido de entrada na União Europeia
Bandeiras da União Europeia; elas são azuis e têm estrelas amarelas
• Atualizado em
Publicidade

Depois da Ucrânia, a Geórgia formalizou nesta 5ª feira (3.mar) um pedido de entrada na União Europeia. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro do país, Irakli Garibashvili, por meio das redes sociais.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O político comemorou, classificando a medida como um "dia histórico" para o país. Segundo Garibashvili, a Geórgia, que assim como a Ucrânia é encarada pela Rússia como uma de suas áreas de influência, "provou que faz parte da família europeia" e que a escolha é "irreversível" para o povo georgiano.

Como a Ucrânia, a Geórgia é uma das 15 repúblicas que fizeram parte da União Soviética. Em 2008, o país e Moscou protagonizaram um conflito, que teve como consequência a perda do controle das regiões de Ossétia do Sul e da Abkházia, até então integradas ao território georgiano, para separatistas pró-Rússia.

"Hoje é um dia histórico para a Geórgia. Solicitamos oficialmente a adesão à União Europeia. Provámos que fazemos parte da família europeia. O caminho da União Europeia é uma escolha irreversível para o povo georgiano!", escreveu Irakli Garibashvili no Twitter.

Ainda nesta 5ª feira, a Moldávia anunciou que também formalizou o pedido de entrada ao bloco europeu. Nas redes sociais, a presidente do país, Maia Sandu, disse que "os cidadãos estão preparados para trabalhar arduamente para um futuro estável e próspero no União Europeia e na família dos estados europeus".

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade