Espanha suspende uso obrigatório de máscara em ambientes abertos
Medida havia sido reimplementada devido à rápida disseminação da variante ômicron no país
O governo da Espanha informou, na manhã desta 6ª feira (4.fev), a suspensão do uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos a partir do dia 8 de fevereiro. A medida, de acordo com as autoridades de saúde, foi baseada no cenário epidemiológico de covid-19 no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A obrigatoriedade do item de proteção já havia sido suspensa em meados de 2021, mas voltou a ser implementada em dezembro devido à rápida disseminação da variante ômicron. "Dissemos que [a medida] permaneceria pelo tempo estritamente necessário, até que os indicadores, como estamos constatando, aconselhassem uma ação diferente", disse a ministra da Saúde, Carolina Darias.
Segundo ela, uma reunião será realizada na 2ª feira (7.fev), um dia antes da suspensão, para discutir o tema juntamente do conselho interterritorial, que deve aprovar a medida. O uso da máscara, no entanto, permanecerá obrigatório em todos os espaços fechados e será recomendado em ambientes abertos que não permitam o distanciamento mínimo de um metro.
+ Europa pode viver trégua de covid e chegar ao fim da pandemia, diz OMS
Atualmente, as internações por covid-19 na Espanha ocupam um em cada cinco leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Apesar do alto número de contaminações, a taxa de incidência vem diminuindo no país. Nas últimas 24 horas, por exemplo, foram registrados 74.368 novos casos da doença, ante quase 160 mil infecções em meados de janeiro.