Espanha fixa preço máximo para autotestes de covid-19
Com aumento da demanda, valores cobrados pelas farmácias chegaram a dobrar no país
O Ministério da Saúde da Espanha fixou em 2,94 euros (equivalente a R$ 18,59) o preço máximo da venda de autotestes de covid-19 em farmácias. A medida, que deve entrar em vigor a partir de sábado (15.jan), foi decidida após relatos de sobrepreços praticados pelos estabelecimentos durante as festas de fim ano, época em que o exame teve bastante procura.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O debate que tivemos antes ou durante o Natal foi principalmente sobre a oferta destes testes; houve um aumento exponencial da procura, mas não da oferta. Esta questão já foi resolvida; agora vamos focar no controle do preço do teste de antigénios", disse o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. Segundo ele, alguns estabelecimentos chegaram a cobrar até 10 euros por teste.
A decisão acompanha outros países europeus, como França e Portugal, que também registraram uma maior procura pelos testes. Para a ministra da Economia, Nadia Calvino, a intenção do governo era baixar o preço "tanto quanto possível, porque trata-se de uma necessidade báscia".
+ Mundo bate novo recorde com 3,67 milhões de casos de covid em 24 horas
Atualmente, a Espanha vem sofrendo uma nova onda de infecções pela covid-19. Nas últimas 24 horas, por exemplo, mais de 179,1 mil casos da doença foram notificados, aumentando a incidência acumulada nos últimos 14 dias para 3.127,9 por 100 mil habitantes. O número de óbitos, no entanto, permanece estável.