Ilhas Canárias: vulcão Cumbre Vieja cessa emissão de cinzas
Atividade eruptiva continua sendo monitorada por entidades locais para prever possíveis alterações

SBT News
O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha espanhola de La Palma, cessou a emissão de cinzas que tinha sido registrada no domingo (12.dez). As informações foram divulgadas pela porta-voz do Plano de Emergência para o Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca), Maria José Blanco, que ressaltou a baixa atividade eruptiva e a interrupção da emissão de gases.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A expulsão de lava, no entanto, voltou a ocorrer no vulcão após 36 horas de "atividade silenciosa", assim como alguns tremores na região. O diretor técnico da Pevolca, Miguel Ángel Morcuende, afirmou que se observou uma transbordação "importante" de lava que, em princípio, corre por cima das correntes anteriores de lava, o que está sendo monitorado pela Unidade de Emergência Militar (UME) a fim de obter mais dados. "É importante saber se parou ou continua o impulso energético", disse Morcuende.
+ Atividades vulcânicas em La Palma podem terminar esse ano, diz estudo
As atividades do vulcão Cumbre Vieja estão ativas há quase três meses, tornando-se a maior atividade vulcânica já registrada em La Palma e uma das mais longas na Espanha. Até o momento, a lava já destruiu mais de mil hectares da ilha e deixou cerca de 7 mil pessoas desabrigados.