Nova Zelândia anuncia reabertura de fronteiras para turistas em abril
Entrada no país será mediante comprovação de vacinação contra a covid-19 e resultado negativo para a doença
O governo da Nova Zelândia anunciou, nesta 4ª feira (24.nov), que irá reabrir as fronteiras para turistas estrangeiros a partir de 30 de abril de 2022. A medida irá contemplar apenas viajantes que estiverem com o ciclo vacinal contra a covid-19 completo, mediante apresentação de um resultado de teste negativo para a doença.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A reabertura, no entanto, será feita primeiramente para cidadãos neozelandeses ou pessoas com visto de residência no país, que atualmente só podem ingressar no território após cumprir um período de quarentena. Para isso, o governo anunciou a reabertura em duas etapas: primeiro, em 16 de janeiro, para os que vivem na Austrália, e posteriormente, em 13 de fevereiro, para os que estiverem em outros países.
Segundo o ministro da Resposta da Covid-19, Chris Hipkins, a reabertura em etapas tem como objetivo mitigar o risco de novas variantes ou maiores contaminações a partir da chegada dos viajantes. "Reconhecemos que tem sido muito difícil. As famílias foram separadas. As pessoas se viram obrigadas a se abrigar em lugares onde não esperavam ficar por muito tempo", disse Hipkins. "Estamos perfeitamente cientes do impacto que essas restrições tiveram nas vidas das pessoas e em seus meios de subsistência."
+ Lockdown na Nova Zelândia termina no dia 2 de dezembro
Atualmente, a Nova Zelândia vive a fase mais aguda no número de casos desde o começo da pandemia, com média móvel em 186 novos registros por dia. O país está enfrentando novos períodos de isolamento social e medidas mais severas para conter o avanço da doença. Até o momento, 69% da população neozelandesa está com o ciclo vacinal completo.