Gesto viralizado no TikTok salva adolescente de sequestro
Motorista viu sinal de pedido de ajuda feito por jovem de 16 anos, que estava sendo levada por homem de 61 em um carro
SBT News
Uma menina de 16 anos mantida em cativeiro por um homem de 61 anos foi resgatada em uma rodovia interestadual em Kentucky após outro motorista que trafegava pela via perceber a notou fazendo um sinal de socorro feito com a mão, gesto que representa 'violência doméstica' que foi viralizado no aplicativo TikTok.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O sinal começa com a palma da mão voltada para fora, aberta e com o polegar ao centro, depois o punho é fechado para prender o polegar.
DOMESTIC VIOLENCE SIGNAL
? Halton Police (@HaltonPolice) August 24, 2021
1. Hold hand up with palm facing other person.
2. Tuck thumb into palm.
3. Fold fingers down over thumb. pic.twitter.com/gsIgSbXOmc
"O motorista estava atrás do veículo e notou uma passageira fazendo gestos com as mãos conhecidos na rede social TikTok por representar violência doméstica -- ?eu preciso de ajuda; violência doméstica?", explicou a polícia local.
Os pais da menina relataram seu desaparecimento em Asheville, no estado da Carolina do Norte, na semana passada.
Um motorista que circulava na rodovia identificou o sinal e relatou que a garota estava em um carro Toyota prata fazendo sinais de socorro que ele reconheceu no TikTok como pedido de ajuda contra violência doméstica.
Após o sinal de pedido de ajuda feito menina, a testemunha chamou a polícia e após 11 quilômetros, os policiais conseguiram parar o carro e prenderam James Herbert Brick, da cidade de Cherokee, também na Carolina do Norte.
A garota e homem eram conhecidos e ela tinha ido com ela de boa vontade, no entanto, começou a ficar com medo, disse o deputado Gilbert Acciardo, porta-voz do Gabinete do Xerife no condado de Laurel ao jornal The Lexington Herald-Leader. O homem tinha levado ela para Ohio para visitar seus parentes e depois partiu com ela após perceber que a menina tinha sido dada como desaparecida.
James Brick foi autuado com uma fiança de US$ 10 mil e encaminhado ao centro correcional do condado de Laurel e ele deve passar por audiência.
Gestos que podem salvar vidas
Com o crescimento de crimes de violência contra as mulheres durante a pandemia de covid-19, a criação de gestos silenciosos de pedido de ajuda cresceram para que assim as vítimas possam pedir ajuda sem que o companheiro agressor perceba.
O gesto do punho foi criado por uma associação de mulheres, a Fundação de Mulheres Canadenses, no Canadá, que tinha o objetivo de que o sinal sirva como uma maneira de pedir socorro de forma silenciosa. Este gesto viralizou na rede social TikTok,
@itsjustbrandon__ #handsignal #domesticabuseawareness #helpisavailable #sharethisvideo @gracekelly_official
? DV Awareness - Its_justbrandon
No Brasil um dos sinais mais difundidos para denunciar a violência domestica é a marcação de um "X" na palma da mão.