Publicidade
Mundo

Setor do turismo se compromete a cortar emissões pela metade até 2030

Medida foi acordada por mais de 300 entidades durante negociações da COP-26

Imagem da noticia Setor do turismo se compromete a cortar emissões pela metade até 2030
Em 2016, por exemplo, o setor emitia 1,5 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa | Pexels
• Atualizado em
Publicidade

Em acordo durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), mais de 300 entidades do setor de turismo e governos se comprometeram a reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030. A iniciativa é liderada por duas agências da ONU, que tem como objetivo zerar as emissões até 2050.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o texto, os signatários deverão medir, descarbonizar, regenerar e financiar os projetos de ação climática. Após um ano, todas as entidades deverão apresentar um plano concreto de ação. Para o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, o acordo é "uma ferramenta para ajudar a fechar a lacuna entre boas intenções e ação climática significativa".

+ COP-26: países concordam em deixar de financiar combustíveis fósseis

Conforme relatório da OMT publicado em dezembro de 2019, as emissões de gases dos meios de transportes ligados ao turismo poderão representar 5,3% de todas as emissões até 2030, o que contribui para o avanço do aquecimento global. Em 2016, por exemplo, o setor emitia 1,5 bilhões de toneladas e a expectativa era de aumento de 25% até 2030, atingindo 1,9 bilhões de toneladas de emissões de gases. Agora, com o acordo entre as nações, a expectativa é de que essa tendência seja revertida.  

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade