Confrontos em manifestações na Itália deixam presos e feridos
Protestos foram realizados no último dia 9 por cidadãos que são contra o passaporte sanitário no país
SBT News
Ao menos 12 pessoas foram presas e 38 policiais ficaram feridos durante os confrontos registrados nas manifestações contra o uso do passaporte sanitário da covid-19 na noite de sábado (9.out), na Itália. Outros 57 manifestantes foram denunciados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo as autoridades locais, os líderes nacional e romano do partido neofacista Forza Nuova, Roberto Fiore e Giuliano Castellino estão entre os detidos em Roma, assim como um ex-membro da organização Núcleos Armados Revolucionários (NAR). Todos são acusados de crimes como violência e resistência a funcionários públicos.
Durante o protesto, os manifestantes invadiram as ruas do centro e a sede da Confederação-Geral Italiana do Trabalho. Para conter a multidão, a polícia usou canhões de água, cassetetes e gás lacrimogêneo.
+ Itália vai doar 45 milhões de doses de vacina
Em comunicado, o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, condenou os atos violentos das manifestações. "O direito de expressar as ideias de alguém nunca pode degenerar em atos de agressão e intimidação. O governo continua empenhado em concluir a campanha de vacinação contra a covid-19 e agradece aos milhões de italianos que já aderiram com convicção e sentido cívico."
A obrigatoriedade do passaporte de vacinação está em vigor desde o início de agosto e abrange locais fechados, como cinemas, museus, piscinas públicas, bares e restaurantes, além de escolas e transportes públicos. Em setembro, as autoridades anunciaram a extensão da medida, passando a ser obrigatória também para todos os trabalhadores locais a partir de 15 de outubro.
#Italy #Rome protests against #NoVaccinePassports ??? pic.twitter.com/KSA0sspnTj
? jay (@jayghost71) October 11, 2021
ROME LIKE A WAR ZONE: Massive protests rock the city as Italy's Green Pass system mandating vaccine use is to go online October 15 2021. People may lose their job if they refuse to submit to the jab.#Italy #VaccineCertificate #VaccinePassport pic.twitter.com/U5VEr0hUf7
? Orlando I P Ginting,S.T. (@OrlandoGinting) October 11, 2021