Publicidade
Mundo

Confrontos em manifestações na Itália deixam presos e feridos

Protestos foram realizados no último dia 9 por cidadãos que são contra o passaporte sanitário no país

Imagem da noticia Confrontos em manifestações na Itália deixam presos e feridos
Cerca de 10 mil pessoa participaram do protesto em Roma | Reprodução/Twitter ClaudeTadolti
• Atualizado em
Publicidade

Ao menos 12 pessoas foram presas e 38 policiais ficaram feridos durante os confrontos registrados nas manifestações contra o uso do passaporte sanitário da covid-19 na noite de sábado (9.out), na Itália. Outros 57 manifestantes foram denunciados.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo as autoridades locais, os líderes nacional e romano do partido neofacista Forza Nuova, Roberto Fiore e Giuliano Castellino estão entre os detidos em Roma, assim como um ex-membro da organização Núcleos Armados Revolucionários (NAR). Todos são acusados de crimes como violência e resistência a funcionários públicos.

Durante o protesto, os manifestantes invadiram as ruas do centro e a sede da Confederação-Geral Italiana do Trabalho. Para conter a multidão, a polícia usou canhões de água, cassetetes e gás lacrimogêneo.

+ Itália vai doar 45 milhões de doses de vacina

Em comunicado, o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, condenou os atos violentos das manifestações. "O direito de expressar as ideias de alguém nunca pode degenerar em atos de agressão e intimidação. O governo continua empenhado em concluir a campanha de vacinação contra a covid-19 e agradece aos milhões de italianos que já aderiram com convicção e sentido cívico."

A obrigatoriedade do passaporte de vacinação está em vigor desde o início de agosto e abrange locais fechados, como cinemas, museus, piscinas públicas, bares e restaurantes, além de escolas e transportes públicos. Em setembro, as autoridades anunciaram a extensão da medida, passando a ser obrigatória também para todos os trabalhadores locais a partir de 15 de outubro.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade