Fim da pandemia significa "ponte" entre ricos e pobres, diz António Guterres
Secretário-Geral da ONU defendeu vacinação na 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas
O secretário-geral da ONU, António Guterres, discursou na abertura da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas e defendeu a vacinação da população mundial. "Precisamos fazer uma ponte entre os pobres e os ricos, e isso significa terminar a pandemia no mundo inteiro para todos. Precisamos de um plano de pelo menos o dobro de vacinação para toda a população mundial na primeira metade de 2022", declarou.
Segundo Guterres, o plano deve ser implementado por diferentes forças-tarefas que mostrem como "nós trabalhamos em união", além de solucionar problemas discutindo com as instituições que possam trabalhar ao lado das empresas farmacêuticas. "Essa mudança precisa ser feita o mais rápido possível", alertou.
O secretário-geral acrescentou que os países mais ricos devem apoiar os mais pobres. "Até 28% [dos países] consegue fazer essa recuperação e ajudar esses outros países que estão tendo dificuldades. [...] Precisamos continuar apoiando essas nações que precisam de cada vez mais subsídios, essa é uma ação solidária", pontuou.