Apoiadores de Trump marcam novo ato 8 meses após invasão ao Capitólio
Aliados do antigo presidente dos EUA minimizam a violência do episódio, ocorrido em 6 de janeiro
Depois de invadirem o Capitólio, em 6 de janeiro, apoiadores do ex-presidente Donald Trump marcaram uma nova manifestação em frente ao edifício que acolhe o Congresso dos Estados Unidos para o próximo sábado (17.set).
No dia em que parlamentares confirmariam o resultado das eleições vencidas pelo democrata Joe Biden, centenas de manifestantes favoráveis ao ex-presidente entraram em confronto com a polícia em frente ao Congresso amerciano. O confronto culminou em quatro mortes e 52 presos.
Oito meses depois do ataque, os aliados do antigo presidente minimizam a violência do ocorrido. Com a aproximação de novas eleições -- desta vez para o Congresso --, os EUA estão em risco de se dividir e ter a nação cada vez mais polarizada.
A quantidade dos manifestantes esperados e a intensidade do evento marcado para sábado são desconhecidas, mas a polícia americana está preparada para enfrentar os cenários mais difíceis. Foram requisitadas barreiras de segurança para o edifício, e os agentes que vão reforçar a Polícia do Capitólio estão sendo instruídos.
Ex-estrategista da campanha eleitoral de Trump, Matt Braynard é o organizador da manifestação. Ele tem promovido o evento e outros similares em cidades dos EUA. Para ele, os culpados pelo ataque são "prisioneiros políticos", acusados injustamente pelo seu envolvimento nos conflitos de 6 de janeiro.