China decide proibir shows de talentos na TV
Governo pede que mídia use espaço para promoção da cultura oriental em amor ao Partido Comunista
A China divulgou na última 5ª feira (02.set), uma nova decisão sobre a exibição de shows de talentos na TV aberta. De acordo com a nota veiculada pela Administração Estatal, "as empresas de transmissão e de televisão não devem exibir programas de desenvolvimento de ídolos ou programas de variedades e reality shows que apresentem filhos de celebridades".
Ainda de acordo com a nota, há necessidade de mudança para correção de problemas relacionados com a violação das leis e, também, fortalecimento do "amor pelo Partido Comunista e pelo país". Diante das alterações, empresas de mídia deverão usar seu espaço para a promoção da cultura oriental tradicional.
Recentemente a atriz Zheng Shuang, uma das mais conhecidas na China, foi condenada por ocultação de bens e evasão fiscal. O ocorrido se enquadra em uma das novas diretrizes divulgadas em nota, na qual a agência chama a atenção para contratos "não transparentes" envolvendo artistas e empresas por evasão fiscal gerado por acumulo de riqueza.
Apesar do manifesto feito pelo país, os programas de talentos fazem muito sucesso local. Nos últimos anos, por exemplo, a influência de artistas de k-pop, pop e rock ocidental, tiveram grande influência na população jovem, se tornando também um negócio significativo para o setor da China.