Transplantados vão receber 3ª dose da Moderna e Pfizer nos Estados Unidos
Estas pessoas têm mais dificuldade de combater a infecção, diz agência reguladora americana
A Food and Drug Administration (FDA) - a Anvisa norte-americana - autorizou na noite de ontem (12,ago) a aplicação de uma terceira dose de vacinas Pfizer e Moderna contra a covid-19 a imunossuprimidos.
Segundo a agência reguladora dos Estados Unidos, trata-se de um "pequeno grupo" de pessoas, constituído por receptores de transplantes de órgãos ou "aqueles diagnosticados com condições que são considerados como tendo um nível equivalente".
A FDA alterou assim as aprovações de emergência para estas duas vacinas, que ainda não estão formalmente aprovadas, embora estejam em uso desde dezembro de 2020, de modo a que esta terceira dose possa ser administrada.
"Após uma revisão exaustiva dos dados disponíveis, a FDA determinou que este pequeno e vulnerável grupo pode ser beneficiado com uma terceira dose das vacinas Pfizer/BioNTech ou Moderna", disse a coordenadora em exercício da FDA.
Janet Woodcock afirmou que é grande o "risco particular de doença grave" para estas pessoas, dada a reduzida capacidade de combater a infecção.