Cidadãos prestam homenagem à família muçulmana atacada no Canadá
Jovem que jogou carro contra família responderá por 4 acusações de homicídio e uma tentativa de homicídio
Os cidadãos da cidade de London, no Canadá, prestaram homenagens nesta 3ª feira (8.jun) à família muçulmana que foi atacada propositalmente por um jovem de 20 anos no último domingo (6.jun). Dezenas de pessoas deixaram flores na esquina onde a família foi atropelada e pediram pelo fim da islamofobia.
"Não achei que houvesse racismo no Canadá e me senti muito seguro quando vim para cá há dois anos, mas não me sinto seguro agora", disse um dos participantes da homenagem ao veículo de notícias Global News.
#Islamophobia
? Ahmed Ali (@AhmedAali0) June 8, 2021
Islamophobia at its peak. Five members of a Muslim family were targeted & four of them killed by a driver who struck them intentionally while they were walking in Ontario on Sunday. The 9-year-old boy is in serious condition. It is "Terrorism" not a "hate crime"! pic.twitter.com/rCX5s43cES
Políticos em todo o Canadá e no mundo denunciaram o ataque, muitos classificando-o como um ato de terror. O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, condenou o incidente no Twitter dizendo que isso revela "a crescente islamofobia nos países ocidentais".
Em comunicado, o presidente da comunidade Ahmadiyya Muslim, Lal Khan Malik, expressou sua tristeza ao saber que o ataque ocorreu por islamofobia. "Estamos totalmente arrasados e com o coração partido ao saber deste ataque motivado pelo ódio e sem sentido a uma família inocente", disse. "Não deve haver plano de ódio e intolerância no Canadá. Nossos pensamentos e orações mais profundas são pelas vítimas e suas famílias", completou.
Vigília da Mesquita
De acordo com a polícia local, uma vigília está marcada para a noite desta terça-feira (8.jun) na mesquita que a família frequentava.
A polícia ainda não divulgou os nomes das vítimas, mas um comunicado divulgado pela família na noite de ontem (7.jun) os identifica como Salman Afzaal, 46, sua esposa Madiha Salman de 44 anos, sua filha Yumna Salman de 15 anos e sua mãe de 74 anos. O outro filho do casal, de 9 anos, permanece hospitalizado.