Erupção do vulcão Etna fecha espaço aéreo no sul da Itália
Coluna de cinzas chegou a nove quilômetros
Atividade vulcânica causou pequenas explosões e formou língua de lava | Reprodução
SBT News
• Atualizado em
Publicidade
As autoridades italianas anunciaram nesta 5ª feira (01.abr) o encerramento momentâneo do espaço aéreo da região devido a erupção do vulcão Etna. Alguns voos foram desviados para o aeroporto de Palermo, na Sicília, no sul da Itália.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) emitiu um comunicado para a aviação depois de o vulcão Etna entrar em erupção nas últimas horas, a décima sétima vez desde que a atividade foi desencadeada no vulcão, em meados de fevereiro do ano passado.
A atividade vulcânica, que começou ao amanhecer, causou pequenas explosões e formou uma língua de lava que se expandiu em direção à parte do vale do Bove, na ilha de Sicília. A erupção também provocou uma coluna de cinzas de nove quilômetros.
"A empresa gestora do aeroporto de Catânia informa que, devido à atividade de erupção do Etna, o espaço aéreo encontra-se atualmente encerrado ao tráfego. Por isso, nenhum voo pode aterrar ou descolar", referiu o portal do aeroporto.
Em meio a atividade vulcânica, os serviços de resgate conseguiram localizar com segurança sete jovens que, atraídos pela erupção, decidiram ir até o vulcão, mas que se perderam no caminho. Os jovens foram encaminhados ao refúgio Timparossa, por meio de instruções telefônicas, e esperaram a chegada dos agentes da Guarda Florestal. Todos foram encontrados em bom estado de saúde.
O Instituto explicou que esses episódios eruptivos são um fenômeno típico da atividade recente do Etna.