Publicidade
Mundo

Maduro anuncia "gotas milagrosas" como antiviral para a covid-19

A Venezuela ainda apresentará o remédio a OMS e publicará seus ativos em revistas especializadas 

Imagem da noticia Maduro anuncia "gotas milagrosas" como antiviral para a covid-19
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela anuncia medicamento "milagroso" contra covid-19 | Foto: VTV Venezuela
• Atualizado em
Publicidade
No último domingo (24.jan), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou em pronunciamento em rede de TV estatal, um antiviral que promete "neutralizar em 100% o coronavírus". Dito como "gotas milagrosas", o Carvativir, segundo o presidente, passou por nove meses de estudos em pacientes internados na rede pública da Venezuela em diferentes estados de saúde por infecção do novo coronavírus. 
 

"Está estabelecida a patente nacional e internacional e o registro sanitário foi feito no país, e posso apresentar o medicamento que neutraliza 100% o coronavírus, o Carvativir, mais conhecido como gotas milagrosas", disse Maduro, no tradicional pronunciamento dominical na VTV Venezuela, rede de televisão estatal.


O presidente reforçou o anúncio das "gotas milagrosas" em sua conta no Twitter: "O carvativir, gotas milagrosas de José Gregorio Hernández, neutraliza os sintomas do Coronavírus. Da Venezuela para o mundo! A partir desta semana, começa a produção em massa, para que todo o Sistema Único de Saúde passa contar com este poderoso antiviral".
 

O remédio, até o momento, não possui prova científica de eficácia. Maduro, em seu pronunciamento, também não divulgou os princípios ativos. Ele informou que a fórmula ainda será divulgada em revistas científicas especializadas, além de apresentar o antiviral para a OMS (Organização Mundial da Saúde) para obter a certificação nacional. 

Todos os pacientes que participaram do teste "sendo aplicados em pacientes moderados sem sintomas e em estado grave intubados" se recuperaram do novo coronavírus, segundo Maduro. Os testes aconteceram no Hospital Poliedro de Caracas. 
 

"São dez gotas sob a língua a cada quatro horas e o milagre está feito. É um poderoso antiviral que neutraliza o coronavírus, fabricado na Venezuela", garantiu o presidente.


A intenção da Venezuela é começar o quanto antes a produção em massa do novo medicamento para ser distribuído na rede pública, privada de sáude e em farmácias. O Ministério da Saúde local emitirá resolução oficial incorporando o medicamento aos protocolos diretos de tratamento do país para tratar os infectados pela covid-19. 

O coordenador executivo do Centro de Contingência de Combate ao Coronavírus de São Paulo, o médico João Gabbardo, usou sua conta no Twitter para dizer que a ignorância não tem lado e deixar claro a sua crítica a declaração de Nicolás Maduro. 
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade