Maduro anuncia "gotas milagrosas" como antiviral para a covid-19
A Venezuela ainda apresentará o remédio a OMS e publicará seus ativos em revistas especializadas
"Está estabelecida a patente nacional e internacional e o registro sanitário foi feito no país, e posso apresentar o medicamento que neutraliza 100% o coronavírus, o Carvativir, mais conhecido como gotas milagrosas", disse Maduro, no tradicional pronunciamento dominical na VTV Venezuela, rede de televisão estatal.
O presidente reforçou o anúncio das "gotas milagrosas" em sua conta no Twitter: "O carvativir, gotas milagrosas de José Gregorio Hernández, neutraliza os sintomas do Coronavírus. Da Venezuela para o mundo! A partir desta semana, começa a produção em massa, para que todo o Sistema Único de Saúde passa contar com este poderoso antiviral".
Carvativir, miraculous drops of José Gregorio Hernández, neutralizes the symptoms of Coronavirus. From Venezuela to the world! Starting this week, mass production begins, so that the entire National Public Health System will have this powerful antiviral. pic.twitter.com/hZFlRvNpMS
? Nicolás Maduro (@maduro_en) January 25, 2021
O remédio, até o momento, não possui prova científica de eficácia. Maduro, em seu pronunciamento, também não divulgou os princípios ativos. Ele informou que a fórmula ainda será divulgada em revistas científicas especializadas, além de apresentar o antiviral para a OMS (Organização Mundial da Saúde) para obter a certificação nacional.
Todos os pacientes que participaram do teste "sendo aplicados em pacientes moderados sem sintomas e em estado grave intubados" se recuperaram do novo coronavírus, segundo Maduro. Os testes aconteceram no Hospital Poliedro de Caracas.
"São dez gotas sob a língua a cada quatro horas e o milagre está feito. É um poderoso antiviral que neutraliza o coronavírus, fabricado na Venezuela", garantiu o presidente.
A intenção da Venezuela é começar o quanto antes a produção em massa do novo medicamento para ser distribuído na rede pública, privada de sáude e em farmácias. O Ministério da Saúde local emitirá resolução oficial incorporando o medicamento aos protocolos diretos de tratamento do país para tratar os infectados pela covid-19.
O coordenador executivo do Centro de Contingência de Combate ao Coronavírus de São Paulo, o médico João Gabbardo, usou sua conta no Twitter para dizer que a ignorância não tem lado e deixar claro a sua crítica a declaração de Nicolás Maduro.
A ignorância não tem lado. Pode estar à direita, ao centro e à esquerda. https://t.co/U0bmdSSPMP
? Gabbardo (@GabbardoJoao) January 25, 2021