MP se manifesta por condenação de jornalista que foi ameaçado por Zambelli
Luan Araújo publicou texto com acusações contra deputada. Meses antes, Zambelli sacou arma e apontou para ele em SP
O Ministério Público de São Paulo se manifestou pela condenação do jornalista Luan Araújo pelos crimes de injúria e difamação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
O SBT News teve acesso ao parecer dado pelo promotor Roberto Bacal nesta quarta-feira (15).
Em maio de 2023, Araújo publicou uma coluna no site Diário do Centro do Mundo em que afirmou que Zambelli "segue com uma seita de doentes de extrema-direita que a segue incondicionalmente e segue cometendo atrocidades" e faz parte de uma comunidade política "mercadora da morte".
Após realizar uma oitiva de testemunhas e interrogar o réu, o órgão considerou que o jornalista agrediu a honra da deputada e, portanto, a ação penal movida por ela é procedente.
Esse é um caso em que o MP atua como fiscal da lei, ou seja, indicando a justificativa de intervenção judicial para garantir o cumprimento da legislação.
Jornalista ficou na mira de Zambelli
Vale lembrar que, em outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições, deputada sacou uma arma e apontou para esse mesmo jornalista, contra quem agora ela move uma ação penal, em uma lanchonete no centro de São Paulo. Ela afirmou que havia sido ofendida por ele.
Como tem prerrogativa de foro pelo cargo que ocupa, a parlamentar é ré no Supremo Tribunal Federal pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento por usar arma graças a esse episódio.