Bolsonaro enfrenta julgamento no Tribunal Superior Eleitoral
Decisão da corte pode tornar ex-presidente inelegível por oito anos
SBT News
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar, nesta 5ª feira (22.jun), a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, candidatos à presidência da República nas eleições de 2022.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Corte destinou três sessões para a análise do processo. Ou seja, além da sessão desta quinta, o tribunal poderá continuar com o julgamento nas sessões de terça e quinta-feira da semana que vem.
Na ação, o PDT acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em julho de 2022. Na ocasião, Bolsonaro fez ataques ao sistema eleitoral e ao processo democrático no país.
Os ministros vão julgar se as acusações contra Bolsonaro e Braga Netto procedem. Caso entendam que sim, os dois serão declarados inelegíveis, ou seja, não poderão concorrer às eleições nos próximos oito anos. Se o plenário concluir que não houve irregularidades, os ministros arquivam a ação. Vale lembrar que em ambos os resultados, cabe recurso.