Ministro Ricardo Lewandowski antecipa aposentadoria e vai deixar STF no dia 11
Com saída de magistrado, Lula deve anunciar novo nome para ocupar cadeira no Supremo
Lis Cappi
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta 5ª feira (30.mar) a antecipação de sua aposentadoria. O magistrado vai deixar a Suprema Corte em 11 de abril.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Como ponto citado para a saída antecipada, Lewandowski citou compromissos acadêmicos e profissionais, e se mostrou satisfeito no trabalho feito na Corte. "Saio daqui com a convicção de que cumpri minhá missão, estou com gabinete praticamente zerado de processos", declarou.
A saída do ministro será um mês antes do dia em que completa 75 anos - em 11 de maio. A idade é o limite para ocupar uma cadeira no Supremo. O magistrado chefou ao STF por uma indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda em seu 1º mandato, no ano de 2006. Com a saída, Lula terá que fazer uma nova indicação - a primeira do 3º mandato.
Ao comunicar a decisão a jornalistas, Lewandowski disse que "nem ousaria" a fazer uma indicação de sucessor no STF, e que não tratou do tema com Lula. O ministro também afirmou ter comunicado a aposentadoria à presidente do Supremo, ministra Rosa Weber.