Publicidade
Justiça

AGU pede que presos por depredação paguem por prejuízos do 8 de janeiro

Órgão pede condenção definitiva e ressarcimento de R$ 20,7 milhões

Imagem da noticia AGU pede que presos por depredação paguem por prejuízos do 8 de janeiro
AGU pede que presos por depredação paguem por prejuízos do 8 de janeiro
• Atualizado em
Publicidade

A Advogacia-Geral da União (AGU) solicitou que 40 pessoas presas em flagrante por participarem dos atos golpistas em Brasília sejam obrigadas a ressarcir R$ 20,7 milhões aos cofres públicos. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O pedido foi apresentado à Justiça Federal do Distrito Federal nesta 4ª feira (1º.mar). Segundo a AGU, "a quantia diz respeito aos prejuízos que o Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto, Câmara dos Deputados e Senado Federal calcularam ter sofrido durante os atos de depredação".

"Tem-se, pois, que os réus, de vontade livre e consciente, participaram ativamente em atos ilícitos dos quais, mais que os danos materiais ao patrimônio público federal objeto desta ação, resultaram danos à própria ordem democrática e à imagem brasileira", ressalta a instituição.

Os envolvidos já estavam com os bens bloqueados e essa nova solicitação é para que a medida deixe de ser tutela cautelar antecedente e seja convertida em ação civil pública do patrimônio público. 

A AGU já moveu quatro ações contra os suspeitos de participação -- ativos e financiadores -- nos atos de invasão e depredação dos prédios na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, sendo a maioria para o bloqueio de bens e ressarcimento de valores.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade