Plenário do STF julga afastamento de Ibaneis Rocha nesta 4ª feira
Governador é acusado de omitir e falhar com a segurança de Brasília em meio à invasão de golpistas
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, nesta 4ª feira (11.jan), o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), da função pública pelo prazo de 90 dias. A decisão, de autoria do ministro Alexandre de Moraes, foi publicada no último dia 8, horas após golpistas invadirem as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O julgamento acontece em sessão virtual extraordinária e terá duração de 24 horas. Com isso, os ministros terão até 23h59 de hoje para depositarem, sem debate, os votos no sistema eletrônico. Ibaneis é acusado de omitir e falhar com a segurança da capital federal, permitindo a atuação dos criminosos na depredação dos prédios.
Além do afastamento do governador, os ministros deverão decidir sobre outras determinações presentes na ação de Moraes. Entre elas estão o desmonte dos acampamentos bolsonaristas em frente às unidades militares do país, a apreensão de ônibus que transportaram os invasores até Brasília e a desocupação de vias e prédios públicos.
"A Democracia brasileira não será abalada, muito menos destruída, por criminosos terroristas. A defesa da Democracia e das Instituições é inegociável", escreveu Moraes na ação, ressaltando que todos os envolvidos serão responsabilizados civil, política e criminalmente pelos atos criminosos em Brasília.
Leia também
+ Pacheco dá 40 dias para reconstrução do Senado e diz que cobrará invasores
+ Anderson Torres afirma que vai voltar ao Brasil e se entregar à Justiça
+ Equipe que fez proteção de Lula na campanha vai assumir segurança do DF