Publicidade
Justiça

Em reunião com redes, Moraes diz que propagação de fake news cresceu no 2º turno

TSE discutiu com representantes do Google e Meta ações para acelerar a remoção de notícias falsas

Imagem da noticia Em reunião com redes, Moraes diz que propagação de fake news cresceu no 2º turno
Alexandre de Moraes (Reprodução/TSE)
• Atualizado em
Publicidade

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu nesta 4ª feira (19.out) com representantes do Google, Meta (responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp), Twitter, TikTok, LinkedIn, Twitch e Kwai para discutir como reforçar o combate às fake news nas plataformas no período restante da campanha do segundo turno do pleito deste ano. O encontro foi realizado no edifício-sede da Corte, em Brasília.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, os ministros do TSE Sérgio Banhos, Carlos Horbach, Isabel Gallotti e Maria Claudia Bucchianeri, diretores da Corte e assessores diretos da Presidência desta também participaram. O TSE e as plataformas debateram, na ocasião, ações para acelerar a remoção de notícias falsas da web e o combate à disseminação de conteúdos idênticos e de mesma temática daqueles que já tenham sido removidos por ordem do TSE, em especial os que ofendem os presidenciáveis.

Moraes agradeceu o trabalho realizado pelas plataformas, no primeiro turno das eleições, para identificar, prevenir e interromper a disseminação das notícias falsas na web, mas disse que a propagação das fake news aumentou no segundo turno. "Nós avançamos muito no primeiro. Tivemos, graças ao apoio das plataformas e redes sociais, um primeiro turno bem dentro do razoável, talvez até melhor do que todos nós esperávamos. Mas estamos tendo um segundo turno piorando cada vez mais neste aspecto. E, isso, da parte do TSE vem demandando medidas mais duras", pontuou o magistrado.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade