Toneladas de entulho do tsunami no Japão devem chegar ao Havaí
Publicidade
O tsunami que atingiu o Japão em março do ano passado produziu 23 milhões de toneladas de entulho e 5 milhões de toneladas estão à deriva pelo oceano pacífico. São pedaços de madeira, restos de construções ou de eletrodomésticos, barcos, plásticos e redes de pesca... tudo muito fragmentado.
Parte desse lixo deve chegar no Havai nos próximos meses. De acordo com pesquisadores, o estado vai ser o primeiro local a receber esses entulhos. Mas a expectativa é que tanto o Alasca, quanto as costa oeste americana e canadense registrem a chegada deste material até o inicio do ano que vem.
Alguns detritos já apareceram: como um barco que chegou no Canadá e bóias e garrafas encontradas no estado de Washington.
Segundo os cientistas, é pequena a chance de que esse material seja radioativo, já que além de estar há muito tempo no mar, a maioria saiu de áreas longe de Fukushima, onde aconteceu o acidente nuclear.
O Noaa - centro americano que estuda clima e oceanos calcula que hoje esse entulho estaria próximo às ilhas Marshall - na Micronesia. Mudanças de correntes no mar fizeram com que os pesquisadores mudassem as previsões e adiantassem para esse ano a expectativa do material começar a chegar no Havaí.
Publicidade