Vídeo revela que forças rebeldes capturaram ditador Kadhafi vivo
Vídeo revela que forças rebeldes capturaram ditador Kadhafi vivo
Novo vídeo divulgado revela que o ditador da Líbia Muamar Kadhafi foi capturado ainda com vida e posteriormente assassinado. Nas imagens ele aparece ensanguentado e sendo arrastado por uma multidão na cidade onde nasceu, Sirte.
Antes
A rede de TV Al Jazeera exibiu um vídeo do cadáver de um homem que seria o ex-ditador. As imagens, de má qualidade, teriam sido feitas por um celular e mostram, além do corpo de um homem parecido com Kadhafi, pessoas comemorando nas ruas.
Segundo a rede Al Jazeera, Abdul Hafiz Ghoga, vice-presidente do Conselho Nacional de Transição da Líbia, havia confirmado que o líder deposto havia sido morto. "Nós anunciamos ao mundo que Muammar foi morto nas mãos dos revolucionários", disse em entrevista coletiva em Benghazi, ainda segundo a TV árabe.
O conflito
Os protestos em território líbio começaram em fevereiro deste ano inspirados pelas revoltas que derrubaram os governos do Egito e da Tunísia, que ficou conhecido como "primavera árabe".
Khadafi usou então força militar para reprimir as manifestações, mas os protestos armados se espalharam por diversas cidades do país, o que fez com que a OTAN entrasse em ação. Em 27 de junho, as ações brutais do governo líbio levaram o Tribunal Penal Internacional a emitir um mandado de prisão para o ex-ditador, que culpou a ação como um complô ocidental. Mesmo com os ataques aéreos da OTAN, Khadafi aumentou a retaliação contra os rebeldes.
Em setembro, a ONU reconheceu o Conselho Nacional de Transição, que passou a governar interinamente a Líbia. Os opositores eram representantes legítimos na Assembleia Geral das Nações Unidas. Neste período, Khadafi desapareceu, embora dissesse em mensagens no rádio e na TV que continuaria sua luta até o fim.
Confira a cobertura completa sobre a morte de Kadhafi, logo mais, às 19h40 no SBT Brasil.