Abordagem da GCM termina em confusão no centro de SP
Imagens da confusão circularam na internet e mostram agentes tentando deter homem
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) agrediu um morador de rua, de 26 anos, durante um conflito na manhã deste sábado (14.out), em frente a Estação Cidadania, da Rede Rua, na Região da Sé, no Centro de São Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Conforme informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), os agentes estavam em patrulha na via quando suspeitaram de dois homens que repassavam um celular. Estes, foram abordados, sendo que um foi indiciado e outro conseguiu fugir.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) diz que ele ofereceu resistência, por isso, foi necessário o apoio de mais agentes da GCM. O Padre Júlio Lancellotti informou que os guardas, após a abordagem, queriam entrar no recinto da Estação Cidadania, onde pessoas em situação de rua tomam banho, se alimentam, lavam roupas e têm atendimento, porém, os agentes educativos não permitiram a entrada.
O Padre Arlindo Pereira Dias, informou que um educador social que estava presente começou a filmar a ação, na tentativa de acalmar os ânimos. No entanto, a ação dos agentes não foi interrompida, e um deles questionou o motivo da filmagem. Isso levou a um confronto com o funcionário, que foi agarrado pelo colete e teve seu crachá de identificação rasgado. Durante a confusão, o mesmo ficou levemente ferido. A situação piorou com a chegada de mais GCMs.
A equipe do projeto tentou intervir para proteger o educador e foi afetada pelo uso de spray de pimenta e cassetetes pelos guardas. Ao entrarem no espaço do projeto, os GCMs tentaram invadir, apesar de não haver motivo para isso, uma vez que nenhum crime ocorreu no local e não havia ordem judicial para a entrada. Os agentes insistiram em levar o educador à delegacia como testemunha, embora ele não tivesse testemunhado o incidente, apenas o registrou em vídeo. No entanto, a condução por viatura foi negada pela equipe do projeto, e o funcionário foi levado à delegacia em um veículo próprio.
Na mochila do detido foram encontrados dois aparelhos celulares na mochila e a Polícia Civil o investiga por receptação. Os celulares foram apreendidos e encaminhados para perícia, ambos estavam com o IMEI bloqueados.
O caso e o morador de rua foram encaminhados ao 8º Distrito Policial. A investigação segue em andamento.