Polônia detém 9 pessoas suspeitas de espionar para a Rússia
Grupo teria entrado no país por Belarus e estaria coletando informações sobre a ajuda enviada pelo Ocidente à Ucrânia
SBT News
Autoridades polonesas revelaram nesta 5ª feira (16.mar) que desmantelaram uma rede de espionagem russa que operava no país e estaria preparando atos de sabotagem, além de monitorar rotas ferroviárias usadas para o transporte de armas para a Ucrânia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o ministro do Interior, Mariusz Kami?ski, três pessoas foram detidas na 4ª feira (15.mar) e mais seis hoje. Ainda de acordo com o ministro, os suspeitos estavam preparando "ações de sabotagem destinadas a paralisar o fornecimento de equipamentos, armas e ajuda à Ucrânia". Foram apreendidos câmeras, equipamentos eletrônicos e transmissores de GPS que estavam em posse dos espiões.
Em entrevista coletiva após uma reunião dos ministros da Defesa da OTAN na sede da Aliança em Bruxelas, Bélgica, o ministro da pasta no país, Mariusz Blaszczak, deu mais detalhes dos objetivos do grupo. Segundo Blaszczak, os suspeitos entraram no país pela vizinha Belarus, aliada da Rússia, e estavam coletando informações no sul da Polônia, no entorno do aeroporto militar em Jasionka, que é um ponto de trânsito para armas e munições enviadas à Ucrânia por países que apoiam a luta de Kiev contra a invasão russa que entrou em seu segundo ano.
* Com informações da Associated Press