Bolsonaro encerra governo com 39% de aprovação; rejeição chega a 37%
Presidente deixará cargo no dia 31 de dezembro, dando espaço ao novo mandato de Lula
O presidente Jair Bolsonaro (PL) encerra o mandato com taxa similar de aprovação e rejeição de governo. Segundo levantamento do Datafolha, quatro em cada 10 pessoas (39%) avaliam como ótimo ou bom a gestão do chefe de Estado, enquanto 37% consideram o mandato ruim ou péssimo. 24%, por sua vez, acham a administração regular.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O resultado da pesquisa, que contou com 2.026 eleitores em 126 cidades, é próximo à taxa observada no melhor período de aprovação do governo Bolsonaro, de agosto a dezembro de 2020, quando era 37%. Já o pior período de reprovação à gestão nacional foi entre julho e dezembro de 2021, quando a taxa ficou acima de 50%
Bolsonaro deixa o governo no dia 31 de dezembro, dando espaço ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocupará o cargo a partir de domingo (1º.jan). Na visão de 39% dos entrevistados, o atual chefe de Estado entregou um país melhor e para 36%, um pior. Para cerca de 24%, o cenário ficou similar aos governos anteriores.
+ Bolsonaro assina nomeação dos novos comandantes da Marinha e Aeronáutica
Nesta 6ª feira (30.dez), Bolsonaro fez o último discurso de mandato, despedindo-se da Presidência da República. Durante a transmissão ao vivo, o líder apresentou os resultados dos quatro anos de governo e comentou sobre os atos antidemocráticos em frente aos quartéis do Exército, que pedem um golpe de estado, e disse que preferiu "se recolher".