Rússia diz que Ucrânia não está pronta para acordo e critica cúpula de paz
Negociações de cessar-fogo estão congeladas há meses e beiram exigências

Camila Stucaluc
O chefe do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma do Estado russo, Leonid Slutsky, afirmou, nesta 3ª feira (27.dez), que a Ucrânia não está pronta para seguir com as negociações de cessar-fogo. Segundo ele, o governo ucraniano "fugiu" dos acordos em Istambul, escolhendo o caminho de escalada militar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A Ucrânia ainda não está pronta para realizar negociações de paz; todas as declarações feitas pelo [ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry] Kuleba são uma cortina de fumaça", disse Slutsk, criticando o plano do diplomata de realizar uma cúpula de paz na Organização das Nações Unidas (ONU).
O plano, previsto para fevereiro, teria como objetivo auxiliar no fim da guerra, mas com pouca chance de ter a participação da Rússia. Em resposta, a ONU disse que o secretário-geral António Guterres poderia mediar o encontro, assim como solicitado por Kuleba, apenas se todas as partes concordassem.
+ "Situação é difícil e dolorosa", diz Zelensky sobre combates em Donbass
O conflito entre Ucrânia e Rússia já passa de 10 meses e se intensifica em meio ao inverno, com ataques em massa. Apesar de Moscou manifestar interesse em retomar as negociações, congeladas há meses, Kiev exigiu que as forças russas enfrentem um tribunal de crimes de guerra antes de qualquer acordo.