Cenário aponta para confronto entre Rússia e Otan na Ucrânia, diz diplomata
Maria Zakharova reforçou ajuda econômica e militar da aliança ao governo ucraniano
Camila Stucaluc
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou, nesta 5ª feira (24.nov), que há evidências indicando um confronto entre a Rússia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Ucrânia. Segundo ela, o cenário acontece em meio a ajuda militar constante do Ocidente ao governo ucraniano.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O exército ucraniano tem sido completamente dependente de suprimentos de armas ocidentais, de sua inteligência e de seus instrutores. É simplesmente uma ferramenta. Mais e mais fatos indicam que há um confronto entre a Rússia e a Otan na Ucrânia. Mais e mais especialistas militares dos países da aliança estão lutando em uma dúzia de empresas militares privadas e nas forças armadas ucranianas", disse Zakharova.
A diplomata ressaltou ainda que o regime do presidente Volodymyr Zelensky "não hesita em fazer o que o Ocidente pede" e que o apoio dos Estados Unidos à Ucrânia está "arrastando a Otan cada vez mais para o conflito" - aumentando os temores de uma Terceira Guerra Mundial. "Sem a ajuda da Otan, Kiev não duraria um dia", frisou Zakharova.
+ Mais de 70% da capital da Ucrânia permanece sem energia, diz prefeito
A declaração da porta-voz acontece um dia após o Parlamento Europeu classificar a Rússia como "um Estado patrocinador do terrorismo". Com 494 votos a favor, 58 contra e 44 abstenções, o texto ressalta os ataques russos contra civis, a destruição de infraestruturas ucranianas não militares e outras violações do direito internacional e humanitário, que constituem crimes de guerra.