AIEA envia inspetores à Ucrânia para verificar alegações sobre "bomba suja"
Decisão atende pedido do governo, que repudia acusação russa sobre ataque com material radioativo
Camila Stucaluc
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou, na 2ª feira (24.out), que enviará um grupo de inspetores à Ucrânia para verificar as alegações russas sobre o uso de uma "bomba suja" por soldados locais. Serão inspecionadas dois locais que estão sob salvaguarda da entidade, que deverá detectar possíveis atividades nucleares.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Inspecionamos um desses locais há um mês e todas as nossas descobertas foram consistentes com as declarações de salvaguarda da Ucrânia. Nenhuma atividade nuclear não declarada ou material foi encontrado lá", disse o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi. Segundo ele, a visita aos endereços deve ser feita nos próximos dias.
A decisão atende um pedido do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba. Isso porque, no último domingo (23.out), a Rússia fez uma rodada de telefonemas para líderes ocidentais, afirmando que Kiev pretende utilizar uma "bomba suja" - que contém material radioativo - no próprio território.
+ Irã nega presença de representantes na Crimeia para ajudar Rússia
A fala foi repudiada pelo presidente Volodymyr Zelensky, bem como por representantes dos Estados Unidos e Reino Unido, que apontam para uma possível operação de falsa bandeira por parte de Moscou. Isso significa que o país estaria planejando conduzir um ataque para, posteriormente, culpar o inimigo.