Putin se encontra com chefe da agência nuclear da ONU nesta 3ª feira
Constantes bombardeios no entorno da usina ucraniana colocam em risco segurança da Europa
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve se reunir, nesta 3ª feira (11.out), com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, para discutir sobre a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia. O encontro, que será feito de forma virtual, foi anunciado pelo Kremlin.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O diálogo acontece poucos dias após Putin assinar um decreto que torna a usina, a maior da Europa, como propriedade russa. Isso porque, na 6ª feira (5.out), o presidente promulgou os tratados de anexação de quatro cidades ucranianas a Moscou, incluindo Zaporizhzhia, oficializando a incorporação de 18% do território vizinho.
Grossi, assim como outros líderes, já anunciou que a anexação é ilegal e que reconhece a infraestrutura como propriedade da Ucrânia. Ele teme, no entanto, que os conflitos atinjam a usina, colocando em risco a segurança nuclear local, bem como da Europa. Para que isso não aconteça, é proposto uma desmilitarização da área em torno da infraestrutura.
+ G7 faz reunião de emergência após série de ataques russos na Ucrânia
"Quase todos os dias há bombardeios na região onde está localizada a usina nuclear e onde os trabalhadores da usina e suas famílias vivem. O bombardeio deve parar, imediatamente. Já está tendo um impacto na situação de segurança e segurança nuclear na usina", disse o diretor-geral.