Eleição não é anulada em caso de mais de 50% de votos nulos e brancos. Entenda
Boato volta a circular nas redes sociais e aplicativos de mensagens sempre perto da votação
Sempre que se aproximam as eleições majoritárias, sejam municipais, estaduais ou presidenciais, boatos sobre possíveis maneiras de tornar nula a votação ganham força, principalmente nas redes sociais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que, se mais de 50% dos votos forem nulos ou anulados, não é feita uma nova votação.
O artigo 224 expõe que os votos anulados pelo próprio eleitor, por vontade própria ou erro, não resultam numa outra eleição. Apenas os votos válidos são considerados no pleito.
Saiba mais:
- Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de checagem de fatos do SBT
- Desconfiou de um conteúdo? Envie para o Instagram, Facebook ou TikTok do SBT News
- Envie sua denúncia para o email defato@sbt.com.br
- Acesse o Projeto Comprova no SBT e SBT News
- Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo decisão proferida no Recurso Especial Eleitoral nº 25.937/2006, os votos anulados pelo eleitor não se confundem com os votos anulados pela Justiça Eleitoral em decorrência de ilícitos, que em nada tem a ver com a "manifestação apolítica" dos eleitores.
Caso a nulidade atingir mais da metade dos votos, é feita uma nova eleição somente quando a anulação é realizada pela Justiça Eleitoral em caso de falsidade, fraude, coação, interferência do poder econômico e desvio ou abuso do poder de autoridade em desfavor da liberdade do voto, emprego de processo de propaganda ou captação de sufrágio vedado por lei.
Ou seja, só haveria um novo pleito, por exemplo, numa eventual cassação de candidato eleito condenado por compra de votos.
Ainda de acordo com o TSE, a nova eleição deverá ser convocada dentro do prazo de 20 a 40 dias. Para o especialista em Direito Eleitoral Alexandre Rollo, a massiva divulgação dessa informação é parte de um projeto de desinformação:
Não é verdade que isso aconteça. As eleições levam em consideração os votos válidos. Então, somente os votos dados a candidatos ou a legendas partidária, no caso das eleições proporcionais, é que contam os votos nulos e os votos brancos são considerados inválidos e já não são computados. Portanto, é importante que o eleitor fique atento a essa questão, até porque ninguém ganharia com a anulação da eleição em se tratando de uma situação em que tivéssemos mais de 50% dos votos nulos. Isso é desinformação e conteúdo mentiroso.
SBT News De Fato
O SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.
>> Bárbara Schneider é jornalista do SBT Rio e SBT News
Você pode se interessar também:
...