Pequim faz testagem em massa após surto de covid ligado a bar
Casos englobam cidadãos que vivem ou trabalham em 14 dos 16 distritos da capital
Camila Stucaluc
Autoridades sanitárias de Pequim, na China, realizaram uma campanha de testagem em massa nesta 2ª feira (13.jun), após o registro de um surto de covid-19 relacionado a um bar na capital. Cerca de 220 casos foram atribuídos ao Heaven Supermarket Bar, que havia reaberto na última semana, quando as restrições no município foram flexibilizadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A prevenção e o controle da epidemia estão em um momento crítico", disse um funcionário da saúde de Pequim, Liu Xiaofeng, acrescentando que os casos ligados ao bar no maior distrito da cidade, Chaoyang, "ainda está em desenvolvimento". Segundo ele, o surto atinge cidadãos que vivem ou trabalham em 14 dos 16 distritos da capital.
O surgimento de novas infecções da doença está levantando novas preocupações para a China, que continua aplicando uma política "covid zero" para combater a disseminação do vírus. Entre as medidas estão quarentenas rígidas para pessoas que testam positivo para a doença, bloqueios de circulação e testes obrigatórios.
+ SP amplia testagem de covid para contatantes de pacientes infectados
A possibilidade de beber e jantar na maioria dos estabelecimentos de Pequim só foi retomados na última 2ª feira (6.jun), depois de mais de um mês em que a cidade de 22 milhões de habitantes ficou sob restrições, incluindo o trabalho de casa e o fechamento de shoppings.